Curso: Elaboração de projetos
NTE Concórdia / MEC
Professora / Tutora: Karen A. S. Auler
Cursista: Tânia Maria Wiltgen Menegat
Atividade 1. 4- Banco de Projetos
Nome: Tânia Maria Wiltgen Menegat
Local: E. E. B. Dois Irmãos – Presidente Castello Branco
Turma: 8ª Série do Ensino Fundamental
Número de alunos: 18
Professores envolvidos : 1(um)
Título do projeto: Limpeza do Riacho Dois Irmãos.
Características do projeto: O projeto foi desenvolvido nas aulas de Ciências e extra-classe.
Descrição geral: Como o Riacho Dois irmãos passa no centro da cidade, sempre houve uma preocupação muito grande em relação ao lixo jogado no rio e a grande quantidade de esgoto (pias, banheiros, fossas, materiais usados em oficinas mecânicas, etc.). Primeiramente estudamos sobre o assunto :
· Lixo (tipos, doenças que causam)
· Esgoto doméstico como pias, tanques,dando ênfase à eutrofização.
· Esgoto humano e dejetos suínos que eram lançados diretamente no riacho (doenças, etc).
· Foi elaborada uma entrevista que foi aplicada com alguns moradores da cidade.
Atividades Desenvolvidas:
· Fomos, eu e a pessoa que filmava até a nascente do riacho, filmar e coletar material para posterior análise da água, visto que seria impossível todos os alunos participarem por ser muito longe.
· Foram conseguidos sacos para coletar o lixo lançado no riacho e diversas mudas de árvores com a Prefeitura para serem plantadas nas encostas devido à erosão.
· No dia marcado para a limpeza, os alunos trouxeram roupas velhas para usar, botas e luvas, e fomos até um trecho acessível, ainda no perímetro urbano.
· Todos participaram, coletando o lixo (como era muito deixávamos os sacos em pontos na beira do rio pra recolher posteriormente), e alguns plantavam as mudas de árvores.
· Foi feita a coleta em vários pontos do riacho para posterior análise de coliformes fecais.
· Terminamos a limpeza e o plantio de mudas no encontro do Riacho Dois Irmãos com o Rio Bonito. Após sairmos do riacho, os alunos recolheram o lixo nos sacos plásticos com carrinhos de mão e levaram até a frente da escola, onde a prefeitura passou e recolheu o mesmo.
- Todo o trajeto foi fotografado e filmado para poder ser
documentado e repassado para as outras séries, bem como as análises da água coletada.
Tecnologias utilizadas:
- Computadores.
- Máquina fotográfica digital.
- Vídeos.
- Revistas e livros.
- Impressora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário