segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ativ 2.3 – Currículo e suas características

Um currículo deve ser elaborado de acordo com as necessidades da escola e do aluno. Precisa ser flexível, para atender as mudanças que ocorrem constantemente na sociedade e na escola, proporcionando ao educando uma compreensão mais clara do mundo em que vive, ajudando-o a se tornar um ser mais consciente e crítico. Outro aspecto a ser considerado é o uso de tecnologias no currículo escolar. Os alunos chegam à sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o professor precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar à construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. Ele vem a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento do educando, levando em consideração o contexto social que os mesmos estão inseridos.
O professor precisa estar constantemente refletindo sobre o currículo,para cada vez mais termos uma educação de qualidade.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PROJETO EM AÇÃO

Projeto: Viva sem Drogas.

Cursista:Tânia Maria Wiltgen Menegat

Problemática do projeto: Como fazer o educando refletir sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando que a vida deve ser prioridade absoluta? Bem, nosso trabalho na escola com o tema sobre drogas vem sendo desenvolvido à alguns anos. Já realizamos Campanhas educativas juntamente com o Comad (Conselho Municipal Antidrogas), como: passeatas, palestras para professores, alunos, pais e comunidade em geral, também realizamos uma campanha para escolha de um slogan “A FORÇA DE VONTADE DE RECUSAR DROGAS FAZ DE VOCÊ UM HERÓI” para confecção de camisetas. No ano de 2009 o governo do estado solicitou que constituísse uma Brigada Viva sem Drogas nas escolas, formada por professores e alunos. A prevenção é a melhor maneira dos adolescentes e dos jovens dizer não, quando necessário; Não ser levado pela opinião dos outros e a tomar decisões acertadas no que diz respeito à sua vida e sua saúde. O adolescente precisa ter opinião própria. Neste ano os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de cinco encontros do PROERD (Programa de Erradicação de Drogas) e novamente se constituiu a Brigada Viva sem Drogas onde vem desenvolvendo algumas ações tais como: - apresentação da Brigada Viva Sem drogas da Escola para os demais alunos; - Levantamento de dados e questionamento através do diagnóstico realizado com os educandos e suas famílias; - Após o levantamento de dados, os membros da Brigada elaboraram gráficos que serão expostos na Feira Multidisciplinar, no dia 21 de agosto.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Atividade1.4 - Banco de Projetos

Curso: Elaboração de projetos

NTE Concórdia / MEC

Professora / Tutora: Karen A. S. Auler

Cursista: Tânia Maria Wiltgen Menegat


Atividade 1. 4- Banco de Projetos


Nome: Tânia Maria Wiltgen Menegat

Local: E. E. B. Dois Irmãos – Presidente Castello Branco

Turma: 8ª Série do Ensino Fundamental

Número de alunos: 18

Professores envolvidos : 1(um)

Título do projeto: Limpeza do Riacho Dois Irmãos.

Características do projeto: O projeto foi desenvolvido nas aulas de Ciências e extra-classe.

Descrição geral: Como o Riacho Dois irmãos passa no centro da cidade, sempre houve uma preocupação muito grande em relação ao lixo jogado no rio e a grande quantidade de esgoto (pias, banheiros, fossas, materiais usados em oficinas mecânicas, etc.). Primeiramente estudamos sobre o assunto :

· Lixo (tipos, doenças que causam)

· Esgoto doméstico como pias, tanques,dando ênfase à eutrofização.

· Esgoto humano e dejetos suínos que eram lançados diretamente no riacho (doenças, etc).

· Foi elaborada uma entrevista que foi aplicada com alguns moradores da cidade.

Atividades Desenvolvidas:

· Fomos, eu e a pessoa que filmava até a nascente do riacho, filmar e coletar material para posterior análise da água, visto que seria impossível todos os alunos participarem por ser muito longe.

· Foram conseguidos sacos para coletar o lixo lançado no riacho e diversas mudas de árvores com a Prefeitura para serem plantadas nas encostas devido à erosão.

· No dia marcado para a limpeza, os alunos trouxeram roupas velhas para usar, botas e luvas, e fomos até um trecho acessível, ainda no perímetro urbano.

· Todos participaram, coletando o lixo (como era muito deixávamos os sacos em pontos na beira do rio pra recolher posteriormente), e alguns plantavam as mudas de árvores.

· Foi feita a coleta em vários pontos do riacho para posterior análise de coliformes fecais.

· Terminamos a limpeza e o plantio de mudas no encontro do Riacho Dois Irmãos com o Rio Bonito. Após sairmos do riacho, os alunos recolheram o lixo nos sacos plásticos com carrinhos de mão e levaram até a frente da escola, onde a prefeitura passou e recolheu o mesmo.

  • Todo o trajeto foi fotografado e filmado para poder ser

    documentado e repassado para as outras séries, bem como as análises da água coletada.

Tecnologias utilizadas:

  • Computadores.
  • Máquina fotográfica digital.
  • Vídeos.
  • Revistas e livros.
  • Impressora.

sábado, 24 de julho de 2010

Humor Na Ciência


OSMOSE
Difusão de moléculas de um local com alta concentração para um local de baixa concentração até que a concentração dos dois locais esteja igual.
Agora vc vai entender o que é osmose.

domingo, 18 de julho de 2010

Projeto e suas características

“Projeto é um esboço de algo que se deseja atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode revê-lo para poder levar adiante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos educandos envolvidos, bem como da realidade enfrentada".
Trabalhar com projetos propicia ao aluno ser um sujeito empreendedor e autônomo para criar, construir e mostrar claramente o conhecimento. Tem sido uma das maiores recomendações pedagógicas dos tempos atuais, pois sua metodologia tem facilitado a criação, compreensão, produção e representação de conhecimentos, e, por ter o aluno como centro da aprendizagem, cujos estudos são estabelecidos e realizados a partir de seu interesse. Deve-se também negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho, pois eles são os sujeitos da aprendizagem. A escola tem como sua principal função, desenvolver os conhecimentos científicos dos educandos, bem como na construção de indivíduos capazes de ter autonomia e uma visão global do conhecimento. Quando a escola adota o sistema de trabalho com projetos, deve levar em consideração a realidade do aluno, ou seja, a sociedade que ele convive, os seus conhecimentos prévios, e acima de tudo, as necessidades de ensino aprendizagem que se caracteriza no momento, sendo que o projeto estabelece metas e objetivos a serem alcançados. O trabalho com projetos pode ser desenvolvido tendo em vista apenas uma área do conhecimento ou várias áreas.Isso vai resultar do assunto a ser desenvolvido, visando sempre a construção do conhecimento.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DIÁLOGO TEÓRICO

Segundo Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado e não se submete ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se ali menta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento. O professor atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo. É observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento que se aprende. A aprendizagem, a construção de um novo conceito é resultante de um processo em que as crianças transformam e são transformadas pela realidade física, social e cultural em que se encontram, tendo o professor como impulsionador do seu desenvolvimento psíquico. O trabalho com projetos propicia ao educando participar e interagir com os colegas, contribuindo assim para um enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Meu projeto pessoal profissional

Sou professora de Ciências e Biologia na Escola de Educação Básica Dois Irmãos, formada em Ciências com Habilitação em Biologia e pós-graduada em Prevenção e Tratamento de Dependência Química. Fiz o magistério e lecionei dois anos para alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Comecei a lecionar Ciências na EEB Dois Irmãos (na época não era necessário ter curso superior) e, como sempre gostei muito de Ciências e Biologia, optei por fazer o curso. Foi a melhor escolha que fiz, pois posso dizer que simplesmente adoro as disciplinas que leciono. Meu projeto pessoal/profissional é continuar estudando, me aperfeiçoando sempre, não desistir jamais, mesmo que ocorram dificuldades, e tudo o que fizermos, seja na vida pessoal ou profissional, fazer o melhor que pudermos.