segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ativ 2.3 – Currículo e suas características

Um currículo deve ser elaborado de acordo com as necessidades da escola e do aluno. Precisa ser flexível, para atender as mudanças que ocorrem constantemente na sociedade e na escola, proporcionando ao educando uma compreensão mais clara do mundo em que vive, ajudando-o a se tornar um ser mais consciente e crítico. Outro aspecto a ser considerado é o uso de tecnologias no currículo escolar. Os alunos chegam à sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o professor precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar à construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. Ele vem a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento do educando, levando em consideração o contexto social que os mesmos estão inseridos.
O professor precisa estar constantemente refletindo sobre o currículo,para cada vez mais termos uma educação de qualidade.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PROJETO EM AÇÃO

Projeto: Viva sem Drogas.

Cursista:Tânia Maria Wiltgen Menegat

Problemática do projeto: Como fazer o educando refletir sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando que a vida deve ser prioridade absoluta? Bem, nosso trabalho na escola com o tema sobre drogas vem sendo desenvolvido à alguns anos. Já realizamos Campanhas educativas juntamente com o Comad (Conselho Municipal Antidrogas), como: passeatas, palestras para professores, alunos, pais e comunidade em geral, também realizamos uma campanha para escolha de um slogan “A FORÇA DE VONTADE DE RECUSAR DROGAS FAZ DE VOCÊ UM HERÓI” para confecção de camisetas. No ano de 2009 o governo do estado solicitou que constituísse uma Brigada Viva sem Drogas nas escolas, formada por professores e alunos. A prevenção é a melhor maneira dos adolescentes e dos jovens dizer não, quando necessário; Não ser levado pela opinião dos outros e a tomar decisões acertadas no que diz respeito à sua vida e sua saúde. O adolescente precisa ter opinião própria. Neste ano os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de cinco encontros do PROERD (Programa de Erradicação de Drogas) e novamente se constituiu a Brigada Viva sem Drogas onde vem desenvolvendo algumas ações tais como: - apresentação da Brigada Viva Sem drogas da Escola para os demais alunos; - Levantamento de dados e questionamento através do diagnóstico realizado com os educandos e suas famílias; - Após o levantamento de dados, os membros da Brigada elaboraram gráficos que serão expostos na Feira Multidisciplinar, no dia 21 de agosto.